Mateus GalietaProjetos

3 Técnicas simples sobre usabilidade que irão mudar a visão do seu cliente

Bom, antes de começar, precisamos saber o que é usabilidade em um sistema. Basicamente, é a capacidade do próprio software instruir o cliente, de forma didática, a realizar determinada tarefa. E isso é muito comum, principalmente em softwares que possuem um público menos instruído tecnologicamente.

Mas afinal, quais são esses tão esperados conceitos simples para aplicar a usabilidade?

1 - As funcionalidades principais do sistema estão bem visíveis ao usuário?

Pode parecer óbvio, mas é extremamente comum encontrarmos sistemas que as principais funcionalidades não estão claramente visíveis para quem está mexendo no sistema. E apesar de comum, isso é um erro grave, pois além de claramente dificultar a usabilidade do usuário para com o sistema, isso traz a possibilidade do usuário, em sua tentativa de procurar a funcionalidade, faça algo, ou algum procedimento no qual não deveria fazer, gerando assim, um prejuízo que poderia ser evitado.

Ademais, o layout do sistema além de ser intuitivo, precisa ser de fácil memorização, pois facilitará em futuras vezes que o usuário voltar na mesma tela. Além disso, é viável que o sistema mantenha um padrão visual e estrutural para melhor visualização do usuário.

Todo sistema, independente de sua área atuante, precisa ter, necessariamente, pelo menos uma funcionalidade considerada como principal ou essencial para seu funcionamento. E é com base nisso que existe alguns padrões sobre onde colocar essas funcionalidades, e eles são bem presentes no nosso dia a dia. Iremos ver isso no próximo tópico, está pronto?

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2 - Os menus de funcionalidades ocultas, estão em pontos estratégicos do layout?

O que você pensa quando falamos em funcionalidades ocultas? Bom, eu penso em funcionalidades que não possuem importância prioritária, e que, por questão de espaço, precisam ficar ocultas em algum botão ou janela. Mas a questão é, geralmente por costume, e principalmente falando sobre usabilidade, nosso cérebro interpreta alguns símbolos como significado para um menu oculto, sendo um dos mais conhecidos o de menu lateral para sistemas mobile.

Além disso, nosso cérebro e intuição trabalha com padrões, então geralmente, associamos o posicionamento desses menus em alguns locais específicos da tela. Por exemplo, o  que citei acima, é um botão para menu lateral em sistema mobile. Assim, podemos notar que sempre, ou quase sempre, ele estará no lado superior esquerdo da tela. E isso é um padrão, pois nosso sistema intuitivo vai lendo esses padrões e os deixando cada vez mais fixados.

Todo sistema, apesar de poder possuir características intuitivas parecidas, são em sua maioria, com o visual diferente. Portanto, é necessário que, caso você for construir um layout para um sistema, e queira inovar, tome cuidado para não sair totalmente de alguns padrões que afetarão a usabilidade do seu usuário.

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3 - O seu sistema prevê erros do usuário, e os trata?

Esse é um dos mais importantes conceitos sobre usabilidade. A primeira afirmação que você precisa ter em mente é que o usuário do seu sistema em algum momento vai cometer um erro, e você precisa estar pronto para isso. O erro pode ocorrer por culpa do usuário, ou quem sabe o seu sistema não está muito intuitivo.

Mas voltando aos erros, é preciso tratá-los principalmente quando se envolve manipulação de dados(editar e excluir), isso, porque o usuário pode errar, e você precisa manter seu sistema com algumas validações que, caso ele errar, esteja pronto para exigir confirmação. 

Ademais, existe uma regra que define que nunca (jamais), um usuário pode receber erros voltados para programação em sua tela. Porque além dele não entender o que está acontecendo, transmitirá o sentimento de falta de confiança no seu sistema, e causar dúvida sobre a efetividade dele. Por isso, é preciso ter um monitoramento constante (principalmente quando se implementa novas funcionalidades) de que o sistema trata todos os casos de erros, e fornece uma tela intuitiva para o cliente em situações de erro.

Bom, se você chegou até aqui, pode ter certeza que com essas técnicas, seu cliente ficará extremamente satisfeito com a usabilidade do seu sistema. Agora colocar em prática e continuar evoluindo, fechado? Até a próxima!


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