Vendas

5 dicas para fazer a gestão dos seus clientes como um mestre

Muitas empresas não realizam o gerenciamento dos seus clientes e com isto perdem muitas vendas por não acompanharem seus clientes mais antigos e por não conseguirem tempo e organização suficiente para buscar novos clientes. Neste artigo você verá cinco dicas para melhorar a captação e gerenciamento de clientes na sua empresa.

Conheça seu cliente e não o deixe “sumir”

Nossa primeira dica, está relacionada com a manutenção da carteira de clientes. Não é raro encontrar empresas com baixo índice de recompra entre seus clientes, ou seja, a empresa vende ou presta serviço para uma determinada empresa ou pessoa e nunca mais consegue realizar outra venda para este cliente.

Se o produto ou serviço da sua empresa não apresenta qualidade, este certamente é o fator que leva no acontecimento do “sumiço” do seu cliente uma vez que ele não foi bem atendido pela sua empresa, agora, se a história é outra e o seu produto ou serviço tem qualidade, temos aqui um ponto chave para buscarmos soluções.

A partir do momento que conhecemos nossos clientes conseguimos identificar formas de atendê-los antecipando suas necessidades, assim, tornamos um cliente que já nos conhece, que já sabe da qualidade provida pela empresa e um novo cliente, ou seja, ele faz uma nova compra com muito menos esforço da equipe de vendas.

E como passamos a conhecer melhor os nossos clientes? O primeiro passo é sem dúvida alguma, criar uma base de dados dos nossos clientes. É isso mesmo, precisamos cadastrá-los em algum instrumento, seja um caderno, planilha no computador ou até mesmo em programas (softwares) específicos para estas funcionalidades que podemo nos dar inúmeros dados sobre os clientes e que no final do artigo você terá mais detalhes sobre os softwares que dão este auxílio.

Com a nossa base de clientes preparada, precisamos agora é manter o relacionamento com eles, ou seja, acompanhar o progresso de suas empresas (no caso do mercado B2B), conhecer mais a fundo seus hábitos e principalmente conversar com o cliente com uma boa frequência, isso mesmo, fazer uma ligação, trocar mensagens, etc. Este contato próximo com o seu cliente não é fácil, eu sei, porém trará muitas oportunidades para a sua empresa.

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Aumente sistematicamente a carteira ativa de clientes

Toda empresa empresa possui em sua carteira de clientes, aqueles que já não fazem compras ou contratações há um bom tempo, estes são os clientes inativos da sua empresa. Já os clientes ativos, são aqueles que atualmente estão com contratos ativos ou que possuem uma frequência determinada de compras.

Nós empresários precisamos nos manter longe da nossa zona de conforto e gerar sempre novas estratégias de aumento da carteira ativa, ou seja, aumentar o número de clientes que estão comprando e contratando a empresa,

Para isto hoje temos muitos canais que facilitam a busca de novos clientes principalmente através do marketing digital. Me atrevo a dizer que hoje, não há empresa que não consiga captar clientes por canais digitais. Trate suas redes sociais e seu website com profissionalismo, ainda não tem perfil no instagram e facebook? Crie agora! Ainda não tem um website? Busque uma empresa hoje mesmo para lhe dar este suporte e por a sua empresa online!

Gerando novos clientes você notará que entre todos eles existem grupos de clientes e você poderá agrupá-los entre seu banco de dados melhorando ainda mais o gerenciamento dos seus clientes dentro da sua empresa.

Use e abuse de programas de fidelização

Uma forma de manter seus clientes ativos de forma recorrente, com uma frequência de compra bem definida, é a implantação de programas de fidelização onde de acordo com sua interação com a empresa este cliente obtém benefícios e vantagens na empresa.

Você pode criar por exemplos cartões onde a cada compra seu cliente soma pontos e ao atingir uma determinada quantia de pontos pode trocar por produtos ou serviços. Ou ainda, você ter um programa de fidelização voltado à indicação, de modo que quando um cliente seu indica um novo cliente que fez a indicação ganha um prêmio em dinheiro, em produtos ou em serviços da empresa.

Use e abuse dos programas de fidelidade. Lembre-se sempre que estes programas precisam estar em um planejamento fiel da empresa levando em consideração os valores gastos com os bônus e prêmios para que não cause uma surpresa negativa no caixa da empresa, tudo que é feito com planejamento tende a obter sucesso, lembre sempre disto.

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Faça um pós-venda incrível digno de parabéns

Se uma pessoa na sua lhe pergunta quais são as 5 empresas com melhor atendimento que você conhece? Provavelmente você terá uma certa dificuldade em pensar neste número porquê por mais óbvio que pareça, a qualidade de atendimento não é tratada com a devida dimensão em muitas empresas.

Eu espero que na sua empresa isto seja diferente, e que você verdadeiramente gere valor ao seu cliente atendendo-o com muita responsabilidade, cuidado e carinho.

Uma forma de gerenciar melhor seus clientes é planejar seu processo de pós vendas, assim, de forma sistemática você conseguirá sempre melhorar a forma como o pós-vendas acontece na sua empresa e poderá por exemplo agrupar seus clientes em diferentes estágios do pós venda, acredite, isto melhora e muito a sua relação com seu cliente e principalmente a gestão dos cliente.

Utilize um software CRM

Por último e certamente a dica de ouro deste artigo. Implante na sua empresa um software CRM urgentemente. Planilhas podem ser eficientes, porém, elas não lhe permite escalar sua gestão, ou seja, conforme a quantidade de dados que sua empresa gera as planilhas começam a ser instrumentos de extrema lentidão e complexidade para manutenção.

Antigamente softwares custavam caro, muito caro. Hoje, softwares de gestão do relacionamento com o cliente são de fácil acesso e possuem um custo benefício ótimo. Portanto utilize um. Aqui na AQUINO, temos uma plataforma focada em CRM, que é o clieent.com se você quiser conhecer esta ferramenta incrível para gerenciar melhor seus clientes fale conosco. O mais importante e imprescindível é você implantar o CRM seja o clieent.com da AQUINO ou seja qualquer outro disponível no mercado. A sua empresa merece um software CRM.

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