Vendas

5 dicas para você aumentar as suas vendas HOJE!

O volume de vendas é algo bastante importante para qualquer empresa, seja ela do comércio ou seja ela da prestação de serviços, da mesma forma, aumentar as vendas é uma dificuldade presente em muitos negócios e é por este motivo que decidimos compartilhar 5 dicas para você aumentar as vendas da sua empresa.

Demitir clientes “errados”

A primeira dica está diretamente relacionada ao conhecimento da sua carteira de cliente. Aqui fica uma reflexão: Como aumentar as suas vendas da sua empresa sem vender para o cliente certo, ou seja, aquele que tem uma necessidade atendida pela sua empresa?

A resposta é que você não irá vender de forma sadia para este público, portanto, é preciso conhecer bem qual é o perfil ideal de cliente da sua empresa. Uma sugestão é começar definindo qual é o público alvo, ou seja, identificando dados demográficos sobre o mercado e seus potenciais clientes e em seguida definindo sua persona, que é a representação do seu cliente ideal. Deste modo, você e sua equipe passam a conhecer seu “cliente perfeito” e fica mais fácil identificar aqueles clientes que não possuem o fit com a sua empresa.

Após identificar o seu perfil ideal de cliente, você deve focar em adquirir novos clientes com este perfil, e claro, você não irá abandonar aqueles “não ideias” que já estão em sua carteira ativa, porém, você pode pensar em novas formas de atendê-los com o objetivo de tornar melhor a experiência de compra dele em sua empresa.

Converse com o cliente pelo nome

Uma prática tão simples que gera um impacto imenso. Quando conversamos com o nosso cliente pelo nome, estamos demonstrando que realmente importamos com aquele momento, isto em qualquer área da nossa vida, ao conversarmos com alguém esta é uma forma de demonstrar valor pela relação com aquela pessoa.

Durante um processo de vendas, nosso cliente gosta de ser bem recebido e bem acolhido pela empresa, afinal de contas ele está em busca de uma empresa na qual ele irá deixar uma certa quantia de dinheiro em troca de um produto ou serviço? Não! Em troca de uma boa experiência. Lembre-se disso, as pessoas compram experiências e elas precisam ser incríveis para que este cliente volte e traga consigo novos clientes, portanto trate seus clientes sempre pelo nome.

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Domine a arte de fazer perguntas

Se você não pratica realizar perguntas, comece a treinar o quanto antes. O comportamento do cliente é algo muito estudado e hoje qualquer pessoa tem sua crença de que vendedores são chatos, certo? E nós, vendedores como vamos superar esta crença do cliente? Superamos ela nos passando por agentes de atendimento, ou seja, vendedor com um nome diferente. O que eu quero compartilhar com você é o seguinte. Se abordarmos nosso consumidor de forma agressiva com discursos de vendas, a única coisa que vamos despertar nele é um sentimento ruim de repúdio à nossa abordagem.

Então, se antes de oferecermos uma venda, entendermos nosso cliente, quem ele ou ela é, qual é o problema que está buscando resolver, vamos automaticamente entender como nossa empresa pode atender aquela demanda, note que para chegarmos a este ponto são necessárias perguntas sobre nosso cliente, e não para por aqui.

A dica de ouro é a seguinte, no momento que você já identificou o problema do seu cliente e como sua empresa atende a esta demanda, você tem a oportunidade de fazer o seu cliente chegar a esta mesma conclusão sem o sentimento de estar sendo vendido por um vendedor, como? Realizando perguntas bem pensadas e planejadas fazendo referências ao problema do cliente em relação ao seu serviço ou produto. Assim quando menos espera seu cliente em um “click” percebe que sua empresa é a que ele estava procurando e o melhor, geralmente ele não pergunta o preço.

Faça seu planejamento usando um software CRM

Aqui no blog da AQUINO temos vários artigos compartilhando a importância de um CRM nas empresas. CRM é a abreviação de Customer Relationship Managment que no português quer dizer gerenciamento do relacionamento com o cliente, ou seja, tudo aquilo que sua empresa faz para organizar melhor seus clientes e seu relacionamento para com ele, é CRM.

O que poucas empresas sabem ou menos empresas ainda (apenas as de grande sucesso) é contar com apoio de softwares durante os processos de gerenciamento das relações entre a empresa e seus clientes. Os benefícios do uso de um software vai muito além de ter na palma da mão informações relevantes sobre seu cliente. Uma equipe bem estruturada com um software CRM vende muito mais.

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Crie recorrência

Uma ótima forma de aumentar suas vendas é fazer novas vendas para a sua carteira ativa. Uma estratégia que vem crescendo cada vez mais no mercado é o modelo de recorrência, ou seja, seu cliente efetua pagamento mensal, e em determinada frequência você presta um serviço ou entrega um determinado produto.

Este modelo funciona muito bem e vemos em larga escala em e-commerces de bebidas por exemplo com os clubs de assinaturas de cafés, cervejas, vinhos etc. E também em salões de beleza com planos de assinatura de serviços.

Esta é uma ótima forma de aumentar seu número de vendas e o melhor deste modelo é que a recorrência gera um volume de trabalho interno menor com o passar do tempo daquele cliente. Pense em formas de disponibilizar seu produto ou serviço em forma de assinatura e você irá notar o impacto positivo em seu caixa.

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