Marketing

5 termos que você empreendedor precisa conhecer no mundo digital

Hoje no mercado digital, temos muitos termos, muitas ferramentas, muitas “coisas” que precisamos conhecer e entender como funcionam para conseguirmos extrair resultados neste ambiente. Aqui em nosso blog vamos preparar uma série de materiais apresentando tudo isto que importa ao seu resultado. Neste artigo você vai entender de uma forma direta ao que realmente importa 5 elementos que hoje em dia são essenciais para a vida de um negócio digital. Venha conosco! Serão 5 minutinhos de leitura que farão diferença no seu negócio!

Landing page

É bastante provável que você já tenha ouvido este termo pelo fato ser um recurso hoje amplamente utilizado, mas não se preocupe se ainda for novidade, afinal de contas é aqui que vamos desmistificar seu significado e te dizer o que realmente importa sobre o que é uma Landing Page.

As Landding pages são páginas de destino. Em uma comparação com uma loja física, a ladding page pode ser relacionada à uma gôndola, que é o local onde direcionamos nossos clientes quando eles buscam determinado produto. No mercado digital nossos websites precisam ser compostos destas páginas de destino e para isto precisamos então inicialmente identificar quem serão os clientes que buscamos e quais são os produtos que eles desejam encontrar. Agora lhe faço uma pergunta, esta página do nosso blog seria uma landing page? A resposta é: sim. Atente-se que o conceito da landding page é simples, porém, jamais, subestime seu potencial. 

Existem inúmeros formatos de utilização destas páginas de destino, os mais comuns são páginas que funcionam como um funil de captação de clientes, ou seja, quando seu cliente tem acesso a esta página ele geralmente terá apenas um caminho a seguir que na maioria dos casos é informar seus dados básicos como nome e e-mail e então após isto ele terá acesso à algum conteúdo ou ferramenta que seja relevante para ele.

Lead

Lead é um termo bastante comum em equipes comerciais. No ambiente digital não é diferente. Aqui na empresa dizemos que tudo aquilo que é em prol do seu objetivo na internet é desenvolvimento comercial. Com este pensamento, é mais fácil ainda entender o que são os leads. 

No aspecto técnico do termo, um lead é um potencial cliente da sua proposta de valor, ou seja toda e qualquer pessoa e/ou empresa que possa um dia ter uma relação comercial com sua empresa é um lead. Os visitantes do seu site, são seus leads, seus seguidores em redes sociais podem ser seus leads também. O que você precisa realmente ter em mente sobre este termo é a necessidade de mapear e identificar de fato quem eles são. 

É de extrema importância para o sucesso de qualquer estratégia digital o processo de captura de dados dos leads de uma empresa, afinal de contas, apenas com informações sobre seu potencial cliente você conseguirá fazer qualquer outro contato com ele, portanto, pense em formas de você obter sempre ao menos o nome desta pessoa e seu e-mail e crie um banco de dados com estas informações. Toda a sua estratégia será em colher estes dados e estimular o relacionamento entre seu negócio e seus clientes.

Custo por aquisição

O “custo por aquisição” é uma métrica muito utilizada em caminhas de compra de tráfego, ou então, de uma forma mais simples, impulsionamento de publicações. Você já fez um impulsionamento em suas redes sociais? Como você mediu um retorno daquele investimento? Você conseguiu claramente saber qual o ROI (Retorno sobre o investimento) você teve? Se a resposta foi não, quer dizer que você pode melhorar suas próximas campanhas para compra de tráfego deixando elas um pouco mais inteligentes. Se você possui uma empresa ou um profissional que realize este trabalho, converse com ele sobre sobre esta métrica. 

Um exemplo prática dela em funcionamento é seguinte ambiente. Aqui na empresa temos uma lista de e-mail VIP onde apenas empresários de sucesso fazem parte dela e geralmente toda semana enviamos um conteúdo especial para estes contatos. 

Quando fazemos um impulsionamento de uma publicação (aqui de forma ilustrativa) suponhamos que faremos um investimento de R$ 100,00 e que conseguimos angariar 200 novos contatos para esta lista, isto quer dizer que o custo por aquisição desta campanha foi R$100,00 dividido 200 contatos o que nos dá um número de R$ 0,50 para cada novo contato. Isto é bom, é ruim, o que quer dizer? 

Depende, esta métrica deve ser analisada de acordo com a sua campanha, em mais um exemplo, suponhamos que simultaneamente estejamos realizando 3 anúncios e que respectivamente gastamos 100,00 em cada um deles, ok? Então agora, vamos super que o anúncio A, gerou 100 contatos, o anúncio b, gerou 115 contatos e o anúncio C, gerou 200 contatos. Neste caso temos custos de aquisição diferenciados e podemos concluir que o anúncio C é o melhor devido ao fato de gerar mais contatos por um menor valor, e então, normalmente seriam desativados os anúncios A e B e o anúncio C receberia uma nova carga de investimento.

Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo, é a chave do sucesso na internet. O mercado digital está cada vez mais competitivo e esta, é uma tendência crescente, ou seja, cada vez mais os desafios serão maiores para termos evidência e eficácia no mundo digital. 

Dito isto, seguimos em frente. O Marketing de conteúdo é uma das inúmeras especializações do marketing digital. O grande objetivo deste braço do marketing é atuar em níveis do processo de compra que geralmente não são explorados pela empresa, em outras palavras, o marketing de conteúdo, é o marketing que não busca vende nada para o cliente, diferente isto né? Quando encontramos empresas que fazem este tipo de marketing, dificilmente veremos publicações frequentes de compre agora, promoções, entre outros artifícios. O Marketing de conteúdo busca gerar conhecimento para o cliente em potencial, se a empresa vende material gráfico, o marketing dela deixa de ser “temos o melhor preço” e passa a ser “aprenda a impressionar o seu cliente com um cartão de visita” e assim por diante. deste modo a empresa atua num momento inicial e intermediário do amadurecimento da empresa, gera informação e conhecimento sobre o seu produto para o cliente e assim, quando e apenas quando o cliente desejar realmente comprar aquele produto, ele terá uma empresa que já conhece bem e algumas outras que não conhece para efetuar a sua compra. Neste momento não preciso dizer mais nada não é mesmo? 

O Marketing de conteúdo é extremamente relevante dentro do mundo digital e além de fidelizar mais clientes ele torna nossas ações de tráfego, ou seja, o impulsionamento de publicações mais barato uma vez que as grandes mídias como Google, Facebook e Instagram conseguem interpretar que aquele determinado conteúdo é relevante ao usuário, tornando os anúncios mais baratos.

CRM

CRM é a abreviação de Costumer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente  e é uma abordagem de organizar, planejar e cuidar das relações para com o nosso cliente. Hoje toda empresa de sucesso precisa contar com ótimas estratégias de CRM para buscar novos clientes e fidelizar os atuais com afinco. Aqui no nosso blog temos um artigo somente para você entender tudo o que precisa sobre esta prática caso você queira se aprofundar um pouco mais.

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