Mateus GalietaGestão

"O monge e o executivo" - 3 lições matadoras sobre liderança

O que podemos definir como essência de liderança?

“A capacidade de influenciar entusiasticamente pessoas em sua volta a trabalhar em um objetivo.”

Em outras palavras, é possível visualizar que um líder precisa fornecer uma “conexão” com seus comandados, ouvindo e dando feedbacks, sabendo contornar situações de relacionamento humano, e principalmente, olhar para a parte humana e motivar através dela o engajamento das pessoas em seu objetivo.

Ademais, a obra de James Hunter mostra como a parte humana é importante para se exercer liderança, sentimentos como compaixão, caridade são extremamente importantes para se criar um bom relacionamento entre líder e comandado. Assim, podemos entender que quando você traz seu comandado para uma posição de confiança e um bom relacionamento para consigo, você o motiva a trabalhar melhor, melhorando o ambiente, a fazendo com que ele sinta prazer em atingir os objetivos definidos.

Está gostando deste artigo?Conte para a nossa equpe! ❤️
Obrigado!😍🙌🏻 Nosso time ficará muito feliz com seu like!
Obrigado pelo feedback!Vamos nos empenhar em melhorar nosso conteúdo!

Um líder precisa ser necessariamente autoritário?

De forma alguma um líder precisa necessariamente ser autoritário. Um bom líder sabe motivar e influenciar as pessoas a sua volta por simples ações, com autoridade sobre a área em que atua, sabendo delegar e fornecer ajuda sobre seus comandados. Além disso, o bom líder não apenas manda seus funcionários atingirem determinada meta, mas ele participa junto e exerce influência, está no dia a dia acompanhando e o trazendo engajamento de seus comandados para o objetivo.

Mas você deve estar se perguntando. Se um líder não precisa ser autoritário, porque a maioria das pessoas que estão em um cargo maior de chefia utiliza do engajamento autoritário como modo de liderança. Essa é uma boa pergunta, e minha resposta para isso é que eles não estão liderando, eles estão apenas exercendo seu poder. Um bom líder sabe mesclar o autoritarismo e a relação de engajamento, sabendo impor limites quando necessário, porém ao invés de desmotivar seus comandados, ele os motiva ainda mais para os objetivos. E essa é uma linha muito tênue, e por isso a liderança não é um aprendizado imediato, é com o tempo que você vai conhecendo as “manhas” para se liderar melhor. Livros como “O monge e o Executivo” e suas sequências, é uma boa maneira de melhorar e aprender sobre liderança, e por isso, recomendo que logo após a leitura desse artigo rsrs, encontre esses livros, e tenha uma boa leitura!

Está gostando deste artigo?Receba novidades em primeira mão no seu e-mail. 🤩
Obrigado!😍🙌🏻 Vamos te deixar por dentro das princiapais tendências.

Qual a diferença entre ter poder e ter autoridade?

Nos dias atuais, é comum vermos cada vez mais a utilização do poder como forma de engajamento nas empresas. Mas isso está correto? Bom, não podemos nem afirmar nem discordar desse modo de trabalho, pois cada um tem um ambiente de trabalho diferente. Mas, relacionado a uma liderança autêntica, o poder é utilizado apenas em casos extremos, porque, na maioria das vezes, o verdadeiro líder engaja as pessoas a sua volta pela sua autoridade na área em que ele atua.

Mas, podemos pensar. Para ser um líder, necessariamente precisa ocupar um cargo mais alto na empresa? Não necessariamente. Existe vários líderes dentro de uma organização, podendo ser desde o dono da empresa ou CEO, até os funcionários operacionais. Pode haver um líder no setor operacional, onde ele é muito bom na atividade em que faz, e as pessoas confiam nele para tirar dúvidas, e chamar a responsabilidade quando preciso. Assim como o CEO lidera a empresa tomando decisões estratégicas, onde toda a empresa vê nele autoridade e conhecimento para essa atividade.

Afinal de contas, o que o livro caracteriza como autoridade? No livro, o autor descreve autoridade como sendo a capacidade de influenciar pessoas em sua volta por meio de seu conhecimento dentro de determinada área ou assunto.

Sendo assim, podemos concluir que a atividade de liderança é algo de muita responsabilidade e de um aprendizado contínuo. E você, como está sua habilidade de liderar as pessoas à sua volta?

Gostou do artigo? Compartilhe este conhecimento com seus contatos!
Compartilhe no whatsapp
Compartilhe no Linkedin