Mateus GalietaGestão

Entenda como utilizar a Metodologia OKR na sua empresa

O que é OKR?

A metodologia OKR (Objectives and Key Results), pode ser definida basicamente como um conceito de gerenciamento de tarefas, para se alcançar uma meta. Muito comum em empresas de grande renome, como Google, Intel, Oracle, etc. Pode acrescentar muito a visão de metas que uma equipe ou uma empresa quer alcançar.  Mas esse conceito não vêm de hoje. Pronto para descobrir como surgiu esse conceito ? Vamos adiante.

Como e onde surgiu o conceito de OKR?

A metodologia OKR, teve início na empresa Intel, através do mandato do presidente da empresa Andy Grove. Andy, não foi só o pioneiro desse sistema na Intel, mas através de palestras, e publicação do livro High output management” de 1983, onde explicou esse conceito simples que por meio de tarefas chave, pode alcançar sua meta.

Através de John Doerr que, assistindo uma palestra de Grove, interessou-se em OKR e apresentou o conceito na empresa em que trabalhava, Kleiner Perkins Caufield & Byers. Essa empresa seria futuramente investiria em uma nova empresa, chamada Google, que mais tarde se tornaria uma das maiores empresas do mundo. Doerr menciona uma fórmula básica para a utilização de OKRs. Sendo:

“Eu vou” (Objetivo) “medido por” (conjunto de resultados-chave)  

Está gostando deste artigo?Conte para a nossa equpe! ❤️
Obrigado!😍🙌🏻 Nosso time ficará muito feliz com seu like!
Obrigado pelo feedback!Vamos nos empenhar em melhorar nosso conteúdo!

Exemplos:

1 - Objetivo: Ser referência de atendimento ao cliente. Resultados-chave:

  • Contratar 1 curso para treinamento de empatia para funcionários;

  • Ter Índice de satisfação de 65%;

  • Diminuir tempo médio de espera do cliente para 30 segundos.

2 - Objetivo: Aumentar vendas. Resultados-chave:

  • Contratar 2 funcionários para vendas;

  • Ter índice de 10% no crescimento mensal de vendas.

3 - Objetivo: Melhorar desempenho do meu site; Resultados-chave:

  • Contratar 2 desenvolvedores para otimizar site;

  • Melhorar em 20% a divulgação do site em ferramentas de pesquisa (Google, Yahoo, etc);

OBS: Lembrando, que em caso de OKR em ambiente corporativo, o ideal é utilizar resultados chaves que possam ser medidos (para acompanhamento), utilizando métricas numéricas ou com percentual. Esses são exemplos simples que para mostrar que o OKR, apesar de simples, pode aplicar resultados em partes vitais para uma empresa.

 Quais os principais benefícios para utilização de OKR pelas empresas?

Se você gostaria de alavancar sua empresa, e atingir as metas dela, esse é o lugar certo. Com OKR, segundo Larry Page (co-fundador da Google), é possível ter um crescimento empresarial de até 10 vezes maior do que uma gestão tradicional. Isso, porque com ele, você pode ter uma visão geral de como e quando executar tarefas para atingir certo objetivo. Podemos dizer que esse é o grande segredo do OKR, ele transforma coisas complexas, distribuindo em várias tarefas visando atingir a meta. 

Dentre vários benefícios do OKR, podemos destacar alguns principais, tais como:

  • Agilidade: ele permite ajustes em tarefas de maneira rápida, e tendo baixo impacto nas demais metas. Isso, porque com OKR, se tem uma melhor percepção para ver qual item está travando o comprimento do objetivo. Nos dias atuais é de extrema importância ter ferramentas flexíveis para ajustes de mercado, e assim evitar perca de tempo em resultados chaves que não irão contribuir para o objetivo.

  • Alinhamento entre equipes: Com OKR, é possível distribuir as metas da empresa em equipes, assim, distribuindo o trabalho e responsabilidades da empresa para todos os colaboradores. Isso pode agregar muito para o crescimento da empresa, gerando melhores resultados, e contribuindo para o engajamento e comunicação entre as equipes, trazendo um sentimento de “time” para dentro da empresa.

  • Moral da equipe: Você pode estar se perguntando, o que seria isso ? Bom, com o OKR, é possível alavancar a motivação de seus funcionários em trabalhar em sua empresa. Isso, porque ele irá fazer com que eles se sintam “responsáveis” e integrados nos objetivos da empresa, agregando valor e trazendo bons sentimentos psicológicos que poderão motivar o colaborador e trazer melhores resultados de seu serviço.

  • Comunicação clara: Isso é fundamental ! Com o OKR, as equipes ficam transparentes e integradas à empresa. Isso gera confiança e gera melhores resultados, visto que a parte do projeto dependente de cada equipe, será feita em melhor sincronia.

  • Visão temporal para cada objetivo: Os OKRs permitem você ter noção de quanto cada meta exige de trabalho, e assim, um melhor controle de resultados e novos objetivos. Obs: Geralmente, OKRs são projetados de forma trimestral. Isso pode ser de imenso valor, se você começar a ter vários objetivos, ou objetivos com muitos resultados chaves, portanto, vale a pena conferir esse poderoso sistema que irá ajudar a administrar suas metas.

Como começar a utilizar OKR na sua empresa:

Para se implementar o conceito OKR em uma empresa, é preciso conhecer suas necessidades e objetivos para pelo menos 3 meses futuros (visto que os OKRs são geralmente projetados para 3 meses). Mas antes disso, é necessário uma filtragem de prioridades, e aí sim criar os objetivos e seus respectivos resultados chaves. É bom mencionar, que metas impossíveis de ser batidas podem ser inviáveis, mesmo com o uso de OKR, por isso, é bom ser criterioso para definir essas metas.

Ademais, é necessário distribuir as metas para as equipes, e assim definindo métricas para atingir um resultado chave.

Sendo possível destacar duas métricas dentre as principais:

  • Por prioridade: Analisar quais são os resultados chaves que precisam ser atingidas de imediato. Bom, podemos dizer que essa métrica já é aplicada diariamente por nós, seja no ambiente profissional ou ambiente corporativo, pois, conhecendo a importância e relevância de uma tarefa, é de nossa preocupação realizá-las o quanto antes.

  • Simplesmente por ser mais fácil: Essa não poderia ficar de fora, não é mesmo ? Quando associamos uma lista de tarefas para fazer, é de nosso instinto procurar as mais fáceis, e podemos aproveitar esse instinto para atingir mais rápido esses objetivos. O OKR, se aproveita disso, e vai além, pois ele ainda nos fornece a possibilidade de analisarmos melhor qual será o próximo resultado chave que iremos buscar. Com essas métricas, se gera melhores resultados, melhor aproveitamento de tempo, e melhor distribuição de tarefas.

    Está gostando deste artigo?Receba novidades em primeira mão no seu e-mail. 🤩
    Obrigado!😍🙌🏻 Vamos te deixar por dentro das princiapais tendências.

OKR funciona para times remotos?

A resposta para essa pergunta é simplesmente SIM. Com OKR, não mudará muita coisa para times remotos, visto que seu método será o mesmo, e basicamente continuará sendo um objetivo distribuído em vários resultados chave para atingi-los. Hoje em dia, várias empresas mais “Maduras” em seu sistema de trabalho, já utilizam isso, principalmente no setor administrativo e de TI, onde se geralmente é possível ter uma melhor comunicação entre empresa e colaborador em times remotos.

OKR para Ambiente Pessoal. Funciona ?

Com certeza ! Assim como no ambiente corporativo, o conceito OKR pode contribuir para alavancar suas metas pessoais. Basicamente, temos que aplicar a fórmula que já vimos anteriormente. Por exemplo:

Eu vou viajar no final do ano, se:

  1. Conseguir manter minhas contas pessoais em dia.
  1. Separar 10% do meu salário, para juntar dinheiro para a viajem.

Dessa forma, se conseguirmos realizar o item 1, já teremos 50% dos resultados chaves para atingir a meta, e consequentemente, se conseguir realizar o item 2, já iremos bater nossa meta e realizar a tão esperada viagem !!  \o/ \o/

Apesar desse exemplo bem simples, o OKR pode ser mais que isso. Ele pode te dar uma visão geral do que voce planejou e o que já conquistou na vida, gerando uma reflexão interna, e ajustes de atitudes que não achamos legal.

OKR automático em nossas vidas

Você pode estar se perguntando, o que seria isso? Podemos não saber, mas automaticamente realizamos a utilização de OKR em praticamente tudo o que fazemos (sem planejar), e pode ser que esse conceito já impacta sua vida, e você ainda nem o conhecia.

É possível exemplificar isso com algo que todos gostamos: Churrasco. No churrasco, geralmente o pessoal faz o planejamento do local onde vai ser feito, quantas pessoas vão, quem vai comprar os ingredientes, quem vai comprar as bebidas e não podemos esquecer, quem vai levar o baralho \o/ \o/ Normalmente, não fazemos planejamento para atividades como essa, mas vamos fazer esse exemplo para visualizar melhor ?


OBJETIVO: Fazer um churrasco TOP.

Resultados chave:

  • Local do churrasco.

  • Ter pelo menos 10 pessoas no churrasco.

  • Comprar 3 KG de picanha..

  • Comprar 10 caixas de cerveja.

  • Levar 1 baralho.

OBS: Nesse exemplo em específico, utilizei algumas métricas que podem não ser medidas, por se tratar de um ambiente pessoal, e não corporativo

Através desse exemplo comum, podemos ver o impacto de melhor distribuição das tarefas para atingir o objetivo churrasco. Mas pode ser utilizado em várias outras ocasiões, mesmo fazendo isso inconscientemente.


Gostou do artigo? Compartilhe este conhecimento com seus contatos!
Compartilhe no whatsapp
Compartilhe no Linkedin