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5 passos para definir a pauta de um artigo matador

Neste artigo eu quero compartilhar com você a estratégia que nosso time de redação utiliza aqui na empresa. Você provavelmente escuta e lê bastante a respeito sobre o marketing de conteúdo e o seu impacto de longevidade no resultado de vendas da empresa, porém, o que eu e o time de redação tivemos no começo da nossa estratégia, foi entender como poderíamos de qual a melhor forma de pautar nosso conteúdo. Afinal de contas somos uma empresa que nasceu da gestão de projetos portanto, gestão e planejamento são necessários em tudo o que fazemos e agora, você vai conhecer os cinco passos que utilizamos para criar uma pauta para o nosso conteúdo no nosso dia-a-dia aqui na AQUINO.

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Passo 1: Organize-se e tenha produtividade

Na visão do nosso time o primeiro passo que precisa ser dado, era relacionado à organização do nosso trabalho voltado para o conteúdo, então, nosso desafio era criar ferramentas e um detalhe muito importante que definimos foi a premissa de criar o menor número possível destas ferramentas com a complexidade mais baixa possível.

No final dessa conversa inicial chegamos a conclusão que teríamos planilhas do google para organizar nosso conteúdo, ou seja, tudo o que você tem acesso de conteúdo da AQUINO, aqui no blog ou em nossas mídias sociais começa a partir de uma planilha que está em nossa nuvem no google acessível para todo o time.

Então, temos uma planilha com todas as nossas pautas que dão origem aos nossos artigos. Ela não tem nada de complexa e diferente do que muito “expert” diz e faz por aí, ela não é segredo algum e para todo mundo que quiser ter acesso ao modelo que usamos, vamos mandar gratuitamente, porque queremos te ajudar verdadeiramente a criar um conteúdo de ponta. Fechando este ponto da organização, esta nossa planilha base, tem algumas colunas que representam os próximos passos, então fique ligado que você vai ver agora o que faz a sua pauta ser incrível!

Passo 2: Identifique seu objetivo

Se vamos investir nosso tempo em algo, precisamos ter um objetivo claro e específico, portanto, em uma pauta de conteúdo não seria diferente. A definição de uma pauta é parte do processo de planejamento, ou seja, aqui eu quero dizer que a definição da pauta é responsável direta pelo resultado que este conteúdo terá.

Pense e reflita, para quem você está produzindo seu conteúdo? Quais são os anseios desta pessoa? Qual é o seu verdadeiro objetivo? Seu objetivo pode ser engajar pessoas com a sua fanpage, com o seu site, como pode ser por exemplo gerar uma venda através de um artigo por email ou qualquer coisa do tipo, o que importa é que você tenha um objetivo para o que esteja fazendo. Sem um objetivo seu artigo pode até ser matador, porém não no sentido que queremos.

Passo 3: Identifique suas palavras chaves

Agora chegamos numa parte mais direta do artigo. Agora é quando dizemos que “a coisa fica séria”. A este ponto, já passamos pela definição de um objetivo e então precisamos seguir os próximos passos partindo para o que podemos considerar o princípio da produção do conteúdo. O que precisamos entender agora é quais serão as “palavras-chaves” que vamos usar e quantas vezes cada uma delas irá aparece no seu conteúdo.

E como podemos definir uma palavra chave? A dica que te dou é a seguinda, você certamente jamais pensou nisso (risos). Se você está produzindo um conteúdo sobre “suco de laranja” faça uma busca por este termo no google e então então analaise os cinco primeiros resultados que vão aparecer. O Google vai apresentar o conteúdo mais relevante na sua base de dados sobre a sua pesquisa, e daí você consegue extrair ótimas palavras-chaves para o seu conteúdo como por exemplo “Como fazer suco de laranja”, “como cascar laranja” e por aí vai. Com base no objetivo do seu conteúdo defina cerca de quatro palavras-chave para o seu artigo.

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Passo 4: Defina a headline do conteúdo

Certamente é o elemento que mais impacta a leitura do seu artigo. Headling é o que podemos chamar de título, isso, simples assim! O título de um artigo precisa ser tratado com muita seriedade, afinal de contas o primeiro contato que alguém terá com o seu conteúdo provavelmente será através do seu título, portanto se ele for desmotivador, ou não for um título bacana, seu conteúdo não será lido e o seu trabalho pode ter sido perdido por uma definição de um título ruim.

Quer um exemplo prático? Qual foi a sua sensação ao ser o título aqui deste artigo? “5 passos para definir a pauta de um artigo matador” ele te chamou atenção?

Passo 5: Revise e otimize o que for possível

No último estágio da definição de uma pauta aqui na empresa, temos um processo de revisão do que foi criado no planejamento, ou seja, no objetivo, nas palavras-chave e no título. Nosso objetivo a este ponto é realizar uma análise a fim de identificar algo que não enxergamos anteriormente para que possamos melhorar algum destes elementos antes do conteúdo começar a ser redigido. Geralmente alguém que não participou da produção da pauta, faz ou participa da revisão para que possa colaborar com uma visão externa. Quando temos a convicção que temos uma pauta matadora começamos a escrever nosso artigo matador!


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