Mercado Digital

Conheça os 3 tipos de clientes da sua empresa

Você já se questionou quais são os tipos de clientes que sua empresa se relaciona? Esta é uma reflexão muito válida e aqui não vamos abordar a qualificação do cliente quanto ao comportamento, ou seja, se ele é técnico, ansioso, decidido ou qualquer outra qualificação dessa. Neste artigo vou te apresentar os três tipos de clientes que você tem no aspecto da sua jornada de compra e você vai ver que provavelmente você está deixando uma grande parte do seu mercado “de lado”. Vamos lá?


Cliente tipo 1

O cliente tipo 1 é aquele que certamente você lida no seu dia-a-dia, este cliente é aquele que busca seus serviços através de uma indicação, ou através de um outro canal qualquer. O que de fato define este tipo de cliente é a realidade da necessidade que ele tem, ou seja, o cliente tipo 1 sabe que ele tem um problema e principalmente ele sabe como resolver aquele problema e então ele busca a resolução do problema.

Quando estamos em uma negociação com um cliente tipo 1, estamos lidando com uma pessoa ou uma empresa que conhece bastante a respeito da contratação que está prestes a fazer. Então se você vende cursos, esta pessoa certamente já conhece quais outras empresas vendem cursos e um detalhe, ela já sabe por qual valor um curso semelhante ao seu é vendido. Se a sua empresa vende roupas e acessórios, o seu cliente já passou em várias outras lojas para conhecer outros produtos semelhantes e tomar conhecimento sobre os preços trabalhados para aquela necessidade que ela tem.

Vender para clientes tipo 1 é bom, claro, afinal de contas nossos negócios estão ativos porque vendemos, porém, precisamos ter a noção que a grande parte do esforço que fazemos para realizar uma venda à um cliente tipo 1 é caro! O Marketing para o cliente tipo 1 é caro, o profissional que conclui a venda para este cliente é caro, o desconto é caro, o frete grátis oferecido para fazer o fechamento do pedido é caro, o parcelamento sem juros é caro, ou seja, vender para o cliente do tipo 1 custa caro pra gente e o alerta que fica é que geralmente vendemos somente ou em grande maioria para clientes do tipo 1.

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Cliente Tipo 2

O Cliente tipo 2 é bastante parecido com o tipo um. Ambos conhecem seu problema e ambos sabem como podem resolvê-lo, ou seja, se eu estou numa faixa de sedentarismo e sei que posso resolver praticando atividade física em uma academia, eu estou qualificado entre o tipo 1 e 2 para uma academia local se eu busco esta solução de forma ativa, pulei para a classificação tipo 1.

Então, o cliente tipo dois é aquele que conhece seu problema sabe como resolver e não tem urgência em resolver aquilo, ou seja, ele tem “preguiça” de eliminar o problema, deixa sempre para o dia seguinte, ou quem sabe para o dia de são nunca quando você abordaria ele antes de ler este artigo. Agora que você já conhece este tipo de cliente ative seu radar!

Clientes tipo dois estão menos preparados sobre todas as soluções do mercado e também não estão extremamente dispostos a fazerem uma compra e acredite, isso é algo muito bom, de fato uma oportunidade de você criar relacionamento com o cliente, conhecer mais ele, deixar com que ele conheça mais a sua empresa, e aí você terá a oportunidade de antecipar a decisão deste cliente que sabe que tem um problema e sabe que você pode resolvê-lo e que por algum motivo deixa sempre para o dia seguinte. Você como um bom vendedor de resultados consegue eliminar as objeções que ele ainda possa ter e realizar a venda

O melhor de tudo é que são menos concorrentes se batendo por aquele cliente, você geralmente tem um custo mais baixo na aquisição de clientes tipo dois e o seu relacionamento é muito mais forte e quer saber de uma coisa? Eu me atreveria a dizer que para cada cliente do tipo 1 você possui pelo menos 20 clientes do tipo dois por aí que poderiam comprar de você.

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Cliente Tipo 3

O cliente do tipo 3, ah o cliente tipo 3. (pause, respire e agradeça por ele existir). O cliente tipo 3 é na minha opnião o melhor cliente para qualquer empresa. O seu relacionamento é geralmente muito forte, este cliente compartilha sua marca de forma voluntária no seu círculo de relacionamento, é apaixonado pela sua empresa e pela experiência que oferecem. Com clientes tipo 3 tudo é mais simples e fácil. É uma maravilha não é mesmo?

O cliente tipo 3 é aquele que não está em busca de fazer uma compra e não sabe que precisa daquele produto ou serviço. Ou seja, você tem a responsabilidade de mostrar ao cliente do tipo 3 que ele tem aquela necessidade, sim você, afinal de contas no final do processo você espera uma venda.

Vamos a um exemplo. Pense que sua empresa fabrica e vende máquinas lava-louças, se você tem foco apenas em clientes tipo um você precisará de muito esforço na venda e então você decide focar seu trabalho no cliente tipo 3 que não sabe que precisa de uma lava-louças e como podemos fazer isso?

Você precisa identificar o princípio do comportamento que faz uma pessoa ou uma empresa se tornar sua cliente, neste caso, da máquina lava-louças, podemos entender que o princípio é quando uma pessoa está planejando sua primeira casa, geralmente “começando” sua família. para você vender ao cliente tipo 3 você deve agir de forma antecipada, auxilie seu cliente no estágio que ele está na sua vida. Se este potencial cliente está construindo uma casa, ofereça informações a respeito, mesmo que você venda lava-louças, deste modo você está criando relacionamento, credibilidade e confiança, quando você identificar que ele está em busca de móveis para sua nova casa, aí você pode apresentar para ele esta máquina que evitará 80% das discussões com seu ou sua parceira e neste momento sua venda já estará feita, acredite!


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