Mercado Digital

Descubra o que é Inbound Marketing

O termo inbound Marketing, hoje é amplamente encontrado em ambientes de marketing. Eventos, cursos, treinamentos, consultorias e claro, durante seu estudo, mas afinal de contas, o que é Inbound Marketing? Porque minha empresa precisa dominar esta técnica? Qual é o seu real benefício para o meu negócio? As respostas para estas perguntas e algumas outras você encontra aqui neste artigo preparado para você entender de uma vez por todas o que é inbound marketing.

O que é inbound marketing?

Você deve notar no mercado de de modo geral que o comportamento das pessoas durante o momento de compra vem sofrendo grandes mudanças nos últimos anos. Cada vez mais buscando informações sobre sua necessidade e como ela pode ser atendida e principalmente por quem.

Esta mudança no comportamento das pessoas é acompanhada também pela evolução das estratégias de empresas e equipes de alta performance e durante este processo de aprendizado e melhoria diversas técnicas reinventam a forma de fazermos diversas atividades como por exemplo o marketing.

O inbound marketing é um termo presente no meio já há quase dez anos a partir do momento que a publicação do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs” foi realizada em 2009.

O Inbound Marketing é um conjunto de técnicas e estratégias que propõe formas nas quais tenha um maior potencial de atração de clientes. O Inbound Marketing possuir três pilares que são:

  • SEO;

  • Marketing de conteúdo;

  • Estratégias de engajamento em redes sociais;

Portanto qualquer trabalho desempenhado na sua empresa que tenha o objetivo de atrair clientes para a sua empresa e que este trabalho seja feito de forma digital, estamos falando de inbound marketing, que a propósito, em sua tradução literal termos a expressão “Marketing de atração”. Bastante sugestivo, não?

Qual o benefício do inbound marketing?

Talvez o principal benefício do inbound marketing é a transformação da perspectiva financeira da empresa, uma vez que todas as estratégias adotadas podem ser monitoradas e então realizar o levantamento de métricas  e dados sobre o investimento e o número de vendas realizadas por cada ação. O ambiente digital nos proporciona tais recursos e as estratégias do inbound marketing permite e convida nossas empresas e visualizar nosso marketing 100% como investimento e não como custo.

Voltando ao aspecto de marketing, o grande benefício do inbound marketing está no potencial que sua marca passa a ter de se relacionar com seu público alvo criando empatia, e fidelização a partir do conteúdo que sua empresa produz, em cada post, em cada texto, em cada vídeo. Tudo o que é produzido pela sua empresa não tem necessariamente um botão de compra e sempre tem conteúdo relevante ao seu público gerando autoridade para a sua marca.

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