Mercado Digital

Leads: O caminho para o seu sucesso

O que de fato é um lead

Na forma mais resumida possível, um lead é uma pessoa que tem potencial de contratar seus serviços ou comprar seus produtos. Aqui gostamos muito de entender um lead como uma oportunidade de negócio, ou seja, sempre que podemos criar uma boa experiência para uma pessoa ou empresa, temos um novo lead.

Dentro do Mercado Digital temos um mar de pessoas navegando a todo momento por páginas no facebook, perfis no Instagram, no LinkedIn, buscando uma infinidade de websites, consumindo horas de vídeos no youtube e plataformas on-demand como o Netflix por exemplo. Todas estas pessoas são potenciais clientes, podem representar oportunidades de negócios para diversas empresas como a sua.

Cabe a sua empresa prover formas de Atrair as pessoas para as suas redes sociais e website (principalmente seu website), logo em seguida que você já possuir pessoas nestes ambientes entra sua principal missão: Engajaras pessoas sobre aquilo que sua empresa oferta, ou seja, produza texto, vídeo, imagens com informações e conhecimento relevante ao seu usuário e futuramente você terá um lead qualificado.


Por que gerar leads e não focar somente em vendas?

O principal vilão em estratégias de vendas no mercado digital chama-se ansiedade. Empresas com ótimos produtos e serviços, equipe qualificada e gestão em ascensão querem ver seus resultados de vendas e faturamento aumentando cada vez mais e então quando entram no mercado digital estão em busca de receitas milagrosas.

No mercado digital, por mais que existem casos de estratégias com resultado em curtíssimo prazo, a realidade é que todo trabalho bem feito trará resultado, trará vendas no relatório de final do mês, porém tudo pode ser perdido se a equipe de gestão da empresa deixar sua ansiedade falar mais alto.

Quando as empresas focam sua estratégia de marketing digital somente em vendas, elas estão lutando pesado por um consumidor que não conhece sua marca, sua história e sua tradição e então tudo se torna muito caro e o risco desta operação torna-se cada vez mais caro, a empresa começa a se ver num loop onde impulsiona seus posts e o único resultado que vê são curtidas que não geram vendas. Isso é o que acontece quando seu foto está apenas na venda.

Nas estratégias focadas em geração de leads e não no processo de vendas, o resultado é um pouco diferente. Sua empresa estará focada em gerar relacionamento, ou seja, você pode direcionar sua atenção e energia para criar uma ponte entre você e seu cliente, de modo que para conversar com ele você não precise comprar tráfego no facebook nem no instagram, você investe nestas mídias apenas para ter o primeiro contato com o lead e depois disso você gera valor através de conteúdo para ele. Portanto se você vende enxovais de bebês não foque em fazer anúncio para pais e mais de recém-nascidos, foque em quem está se casando tenha um relacionamento de longo prazo com eles  e então quando seu bebês nascerem você será sua referência em enxovais, é simples assim.

Gostou do artigo? Compartilhe este conhecimento com seus contatos!
Compartilhe no whatsapp
Compartilhe no Linkedin