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Como um CRM pode ajudar meu time de marketing?

Conhecer o público-alvo é muito importante para que toda empresa consiga traduzir suas estratégias em ações e as ações em estratégias, pois, este movimento é sinérgico e constante. Um software CRM ajuda consideravelmente neste processo do estabelecimento das estratégias de marketing e possibilita alavancar os negócios a outro patamar. Vejamos a seguir como isto funciona.

O que é um software CRM?

A sigla CRM vem do inglês Customer Relationship Management, ou na sua tradução Gestão de Relacionamento com o Cliente. Este é um software que gerencia as relações com o seu cliente, suas necessidades, reclamações, feedbacks (positivos e negativos) e, a partir destes e muitos outros dados que são registrados na plataforma é possível ter um panorama de como a organização se posiciona e se relaciona com seu público, organiza processos da gestão da sua carteira de clientes, ajuda a reduzir custos e proporciona aumentar os lucros do empreendimento.

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A premissa do marketing

Muitos veem o marketing digital como apenas propagada e publicidade, e não entendem que a verdadeira premissa do marketing é satisfazer as necessidades e desejos das pessoas. Sabemos que as necessidades e desejos humanos são infinitos, porém, os recursos disponíveis são finitos e, a partir deste dilema, surge os estudos do marketing que buscam trazer soluções para este impasse. Outra premissa do marketing é possibilitar a convergência entre ofertantes e demandantes, onde temos as empresas como os ofertantes e os clientes como demandantes. 

O CRM e a análise dos clientes

Agora que você entendeu o que é um software CRM e qual é a real premissa do marketing, chegou o momento de entender como um software CRM pode ajudar seu time de marketing. O CRM proporciona que a empresa direcione seus esforços e atenção para o cliente, onde não apenas as atividades são afetadas, mas também a cultura da empresa é redesenhada para que o cliente seja o foco principal da sua razão de existir.

O CRM permite ter uma base de dados com todas as informações dos clientes, seu perfil, gostos, intenções de compra, desejos e muitas outras informações de relevância para a empresa direcionar seus esforços na satisfação do seu público. Este tipo de plataforma vai além do simples armazenamento de dados dos clientes, mas sim, é uma poderosa ferramenta de Business Intelligence – BI, onde a organização conta com recursos de inteligência tecnológica que lhe permite maior competitividade no mercado em que atua.

Além disso, o CRM permite que a equipe de marketing elabore campanhas segmentadas, ou seja, campanhas de marketing direcionadas a um público em específico, tais como: localização, gênero, renda mensal, estilo de vida, etc. Desta forma, os esforços serão direcionados em objetivos específicos e, assim, obterá melhores resultados.

Com o CRM será possível também estabelecer estratégias para geração de leads, ou seja, identificar potenciais clientes com base nos seus interesses e características; este tipo de informação e atividade é imprescindível para toda equipe de marketing. E, após a geração dos leads, a equipe de marketing irá trabalhar para convertê-los em clientes, sempre baseados nas informações obtidas pelo CRM.

Com tantas vantagens fica inegável dizer que um software CRM é uma poderosa ferramenta e aliada da equipe de marketing, não é mesmo? Há várias opções de plataformas de Customer Relationship Management no mercado, com características e preços que estarão de acordo com o perfil da sua empresa.

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